terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Por que cuidar da sua Mente?

Por que cuidar da sua Mente?

O tempo não cura o não resolvido!
Podemos jogar no inconsciente
o que nos machucou e inferniza,
mas a energia negativa destes
sentimentos, emoções e vivências,
rompe o bloqueio e se manifesta
como dor, doença e stress!

Tudo fica registrado em arquivo
na mente, no corpo, na energia;
é este passado que gera
nossas condutas e resistências,
nossos impulsos, medos e raivas,
nossa agressividade e depressão,
nossas doenças físicas e mentais!

É inútil querer "deixar quieto"
é inútil tentar esquecer;
no mental é preciso reconhecer,
no emocional é preciso desabafar,
na energia é preciso desbloquear;
só assim se criam as condições
para a cura e o "bem viver"!

Autor desconhecido

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Felicidade


Ser feliz é estar em contato com a natureza! É saber que a vida nos proporciona o que tem de melhor, é só percebermos isso.O FIB (Felicidade Interna Bruta) é um indicador de desenvolvimento do Butão e esse modelo considera que o bem estar psicológico da população é tão importante como o crescimento socioeconômico.  O economista Dasho Ura, da Universidade de Oxford, usa a imagem de uma roda para explicar o cálculo do FIB - no centro dela está a meta final:  a satisfação com a vida, a felicidade propriamente dita; os meios para chegar a ela são os raios do círculo, entre eles: uso equilibrado do tempo, vitalidade comunitária, e sustentabilidade.
E você, seria mais feliz se ganhasse mais dinheiro? Teria mais satisfação de vida se perdesse alguns quilos? Seria mais alegre se fosse reconhecido por suas qualidades? Você acredita que sucesso traz felicidade?
Pesquisas recentes mostram que ser feliz não tem nada a ver com ser admirado, ganhar na loteria ou ser promovido no trabalho. Os enganos nessa área são inúmeros, mas há cada vez mais neurocientistas, psicólogos e até economistas investigando o assunto. 
Estamos mais ricos, mais saudáveis e mais longevos que em qualquer época da  história humana. Deveríamos estar nos sentindo ótimos. 
O que explica tanta infelicidade, stress, depressão???

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lutar, fugir ou deixar o mundo acabar?

Há dias em que tudo parece demais. Além de todas as demandas do cotidiano, é preciso mostrar o quanto se sabe, seja ao realizar uma prova, uma entrevista de emprego ou apresentação de um projeto,  em uma reunião de trabalho ou até em alguma situação pessoal desgastante. Esses cenários tão familiares são versões modernas da luta pela sobrevivência empreendida por nossos antepassados nas florestas ou savanas. Cansados de viver preparados para escolher entre lutar ou fugir, às vezes tudo o que queremos (e precisamos) é simplesmente nos afastarmos de tudo - ainda que por alguns minutos. Seguindo esta lógica, é possível entender por que razão é tão fascinante (embora também assustadora) a idéia de que de fato o mundo pode acabar.
E você leitor, o que pensa e sente sobre isso???
O psicólogo Nicholas Christenfeld, pesquisador da Universidade da Califórnia em San Diego, diz que "faz parte da nossa perspectiva limitada, inerente à espécie, acreditar que este momento é crítico e decisivo para o fim da humanidade"...
Eu penso que do jeito que a coisa anda o mundo está se acabando...o meio ambiente está exausto das nossas judiações, as pessoas por sua vez não estão suportando tamanha pressão... a tecnologia vem pra tapar um buraco que ninguém tá conseguindo dar conta...é uma pseudo evolução...evolui máquinas...e o ser....e a natureza....