segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia do Psicólogo e da Psicóloga

Parabéns aos psicólogos e psicólogas do mundo!

Hipocrisia Política

Esse tipo de política realmente me deixa de cabelos em pé. Vejam só o projeto de lei que proíbe o tiro para menores. Como se esta prática determinasse algum comportamento agressivo. As crianças e adolescente estão precisando sim de cuidados, mas na educação, que tal, senhores políticos?
Que tal deixar a hipocrisia de lado?
Pensar a lógica política com outro olhar?


Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei de autoria, do deputado Dr. Rosinha (PT/PR), que pretende proibir a prática do Tiro Esportivo por crianças e adolescentes e até impedir o acesso destes aos clubes de tiro, passando a tipificar como crime a conduta dos dirigentes esportivos

Pelo projeto, apenas pessoas previamente autorizadas, com porte ou guia de trânsito, poderiam freqüentar os clubes e, ainda assim, mediante comprovação freqüente de todos os requisitos que a lei estabelece para sua concessão.

Especialistas criticam fortemente o projeto, ao qual atribuem ausência de fundamentação válida e, mesmo, ser ele fruto de grande desconhecimento do tema que se pretende regular. “O projeto já parte de uma premissa equivocada, esquecendo que a regulamentação do Tiro Esportivo, pela própria lei, é atribuição do Exército Brasileiro”, é o que afirma Fabricio Rebelo, diretor da ONG Movimento Viva Brasil para Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CAC.


Para o especialista, o projeto confunde a prática esportiva com a aquisição de armas de fogo, o que seriam institutos completamente distintos. “Não se pode exigir daquele atleta iniciante no esporte, que com ele vai ter seus primeiros contatos, que já cumpra toda a burocracia exigida para a compra de uma arma. Isso, na prática, somente cria ainda mais dificuldades para um esporte tão estigmatizado e impede o aparecimento de novos talentos, sem absolutamente nenhum benefício social”, afirma Rebelo, que ainda compara “é a mesma coisa de se exigir de quem vai jogar bola que antes tire seu registro de atleta profissional”. Para ele, os clubes de tiro seriam ambientes seguros, sem nenhum risco para aqueles que o freqüentam, sejam crianças ou não. “O grande problema é que, de relação ao esporte do Tiro, se busca regulamentar o que não se conhece. Antes de proporem exigências descabidas, os legisladores deveriam procurar conhecer o esporte e os ambientes em que ele é praticado”, afirma o especialista.

Rebelo também contesta a justificativa para a proposta. “É incrível que um projeto de lei com um impacto tão grande se baseie numa notícia de jornal que sequer foi investigada e, muito menos, comprovada. No entanto, é essa a justificativa que se registra no texto da proposição”.
É uma hipocrisia esta política, até onde eu lembro não é a prática de tiro esportivo que faz com que crianças e adolescentes saim por aí agressivos ou se tornem bandidos, senhores políticos. Que tal dar uma olhada na educação. Topam? 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ouro Brasil X Preparo Psicológico - LONDRES

O atleta brasileiro Arthur Zanetti acaba de ganhar a medalha de ouro na Ginástica Artística na Olimpíadas de Londres e diz o quanto foi importante o preparo pasicológico para conseguir o ouro. Concentração e disciplina.

“Treinei bastante minha série, mas o principal foi treinar o psicológico, que é o que na hora pega. Quando você vê esse público enorme, acaba se sentindo nervoso, mas consegui me controlar bem”, declarou Zanetti em entrevista à Record. 

E aí Psicologia? Vamos que vamos pra Londres. O preparo psicológico é importante em qualquer lugar, momento, circunstância, enfim, somo "gente", cheios de emoções, pensamentos e sentimentos. Quando falo sentimentos, não me refiro ao romantismo, e sim a qualquer e todos os sentimentos que todos nós temos, sentimos.
E no esporte cada vez mais os atletas estão em busca de preparar suas emoções, seu psicológico, o que muita das vezes atrapalha na hora da prova. Tanta adrenalina, cobranças... que o psicológico pode ficar abalado.

Um pouco mais....