quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Psicologia no Esporte é assim...

O atendimento psicológico à atletas é assim...em diversos lugares. Não necessariamente tem um consultório, uma mesa, uma cadeira...aliás quase sempre não tem nada disso. O atendimento acontece no campo, na pista de atletismo, na beira da piscina, geralmente em locais de treinamento. O psicólogo do esporte deve se adaptar as necessidade do esporte, do atleta, da equipe técnica e nem sempre o espaço é formal mas isso não significa que o trabalho não seja de excelência.
Essas são algumas das minhas experiências, como psicóloga que atua com projetos esportivos/sociais e pessoas que eu respeito e amo muito trabalhar.






Psicologia e Esporte

Olá amigos divulgo aqui um texto sobre Psicologia do Esporte. Uma área relativamente nova no Brasil e fascinante. Acontecerá a pós-graduação na FMU em 2014. Uma oportunidade!

UM DIFERENCIAL NA CARREIRA E PERFORMANCE
Atletas e equipes esportivas contam com um bom preparo físico, técnico e tático, mas muitas vezes, não possuem o preparo psicológico adequado para lidar com a pressão, reduzir a ansiedade, manter-se concentrados em momentos decisivos e ter uma comunicação efetiva , afetando assim, negativamente o desempenho e as possibilidades de êxitos.
Essa é uma realidade que vimos em vários eventos esportivos, como: Copas do Mundo e Olimpíadas. São vários anos de treinos exaustivos, dedicação e abdicação, desperdiçados por falta de preparação psicológica adequada. Apesar de consciência da importância do aspecto emocional para o desempenho, faltam profissionais preparados para lidar com estas questões.
Vários temas como: falta de motivação, personalidade, agressividade e violência, liderança, dinâmica de grupo, descontrole emocional, trabalho em equipe, comportamento antidesportivo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades do meio esportivo. Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançado por atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como grande diferencial nos momentos de grandes decisões e as consequências do despreparo são frequentemente lamentadas.
A boa notícia é que existe um caminho para suprir essa falta no meio esportivo, propiciando uma importante vantagem para os técnicos, equipes e atletas que utilizam ferramentas e técnicas, voltadas ao treinamento da concentração, motivação, controle emocional, e especialmente de entrosamento. Propiciando melhoria de performance e resultados que tem como objetivo ensinar o atleta a lidar com suas emoções e melhorar seu rendimento, seu comportamento e consequentemente seus resultados.
“A psicologia do esporte é a ciência do esporte que procura entender e ajudar as pessoas a alcançarem um desempenho máximo, satisfação pessoal e desenvolvimento por meio da participação esportiva.” ( Weinberg e Gold, 2001)
Antenada nas necessidades do mercado esportivo, A FMU lança a Pós -Graduação em Psicologia do Esporte. O objetivo do curso é propiciar conhecimentos e práticas, acerca da interação mente-corpo e do comportamento no ambiente esportivo, e como esses fatores podem afetar a performance de atletas e equipes. O curso é oferecido por profissionais que trabalham com a psicologia do esporte há anos, alguns deles, fazem parte de seleções brasileiras do Comitê Paraolímpico, Comitê Olímpico e também de grandes times do futebol brasileiro, que possuem um diferencial prático além de formação acadêmica de qualidade.
Aproveite o contexto esportivo brasileiro com a realização da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016) e aprimore seus conhecimentos e habilidades em Psicologia Esportiva.
Essa oportunidade irá fazer a diferença na carreira de muitos profissionais, e consequentemente, na vida de muitos de nossos alunos e atletas.
Escrito por Dalila Ayala - Psicóloga e coach de três ciclos paraolímpicos (Atenas- 2004, Pequim – 2008 e Londres -2012).

Evento de Inclusão Social

Em parceria com a Prefeitura de Petrópolis o evento foi de ATITUDE NO ESPORTE.
Escolas com seus alunos participaram de um dia de oficinas sensoriais/esportivas com o intuito de disseminar o esporte adaptado e a inclusão social de pessoas com deficiência.
Foi possível experimentar o futebol para cegos, o vôlei sentado, o atletismo  (corrida) vendado e o basquete sobre rodas.
É um aprendizado com a diferença!