segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Término das aulas de Psicologia do Desenvolvimento Humano

Fim do semestre com a turma de graduação em Educação Física na FAMERC. Ministrei aulas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, foi um semestre de debates e reflexões sobre temas como: stress, depressão, auto estima, percepção, emoção, aprendizagem, entre outros...


Parabéns pelo desempenho turma!

GUADALAJARA 2011 - Parapan

O Brasil vem crescendo a cada ano no desporto adaptado. Visitei os jogos de Guadalajara e foi com enorme satisfação que pude perceber tamanho profissionalismo. Das 13 modalidades, medalhamos em 12 e ganhamos ouros em nove delas.


Com 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, o país repetiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas conquistado no Rio de Janeiro, há quatro anos.
Em parceria com o Instituto Superar pude sentir a satisfação de ser brasileira e poder ver o meu país ser representado por atletas profissionais que temos hoje no paradesporto. O Movimento Paraolímpico Brasileiro está ainda mais forte do que em 2007.
No masculino foram nove quebras de recordes americanos, 37 parapan-americanos e dois mundiais. No feminino foram três recordes americanos e 17 parapan-americanos. Um total de 68 recordes, contra 51 conquistados por brasileiros no Rio em 2007.
Além das medalhas, o Brasil ampliou o número de vagas nas próximas Paraolimpíadas. Chegamos a 104 vagas garantidas pelo IPC (International Paralympic Committee) para Londres 2012. Após o Rio 2007, tínhamos 80.
Em Guadalajara, quatro modalidades carimbaram a passagem rumo ao maior evento do paradesporto mundial: basquete em cadeira de rodas (feminino), goalball (masculino e feminino), tênis de mesa (10 vagas individuais) e vôlei sentado. O futebol de 5 já chegou ao México classificado.
O que me deixa mais feliz e poder disseminar esta idéia, dizer e convencer as pessoas e o mercado que esporte adaptado é um trabalho profissional e que precisa ser visto como tal, não dá para o Brasil, as organizações, a sociedade continuar invisibilizando pessoas com deficiência. O esporte é uma ferramenta de inclusão social, de qualidade de vida e bem estar subjetivo...
Nas fotos Caio Amorim campeão na natação e Rosinha no atletismo.
Vamos conferir muitos resultados neste blog nos próximos meses...






quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Congresso de Atividade Física e Saúde - Gramado - 2011

Neste congresso foi possível discutir um pouco mais sobre estilo de vida, promoção de saúde e qualidade de vida. O evento promoveu um debate acadêmico e a apresentação do meu trabalho tratou da vertente da qualidade de vida pra pessoas com deficiência física através da prática de esporte, desafios e possibilidades, uma vez que esta temática levanta vários outros assuntos, como acessibilidade, educação, saúde, pré conceito, diversidade...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida - SP

XI Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida em São Paulo.
Empresas privadas, poder público e associações discutem a qualidade de vida dos trabalhadores do Brasil. O tema que ficou mais em evidência foi a falta de humanização, e a ausência da reflexão sobre a subjetividade e o enfoque na tal da "produtividade" como foco dos empresários e dirigentes das organizações. Pensar no capital humano e investir na "pessoa" tanto quanto se tem investido na "máquina". A questão que ficou: Que fazer a manutenção do ser humano assim como se faz na máquina?
Que tal pensar que estamos a beira da extinção da espécie humana...



Identidade Cultural


O Brasil vai acabar sem identidade Cultural.

“O Cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte. Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies. Tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.” (…)