O SESI e o SUPERAR conversam e travam de
forma bilateral um trabalho colaborativo e de inclusão social de
pessoas com deficiência através do esporte. A adoção da prática esportiva é fator determinante
para elevação da qualidade de vida de todas as pessoas nos dias atuais, em que
as pressões da civilização moderna, inserida num acelerado processo de
urbanização e globalização, imprimem novas rotinas para a sociedade. O esporte já demonstrou ser uma
excelente ferramenta educacional e social, percebe-se que os valores e atitudes
têm sido os pontos principais de projetos sociais e iniciativas que envolvem a atividade física que se propõem desenvolver as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas das pessoas com algum tipo de deficiência . A aprendizagem desses conteúdos atitudinais é
fundamental para possibilitar aos educandos o resgate e construção dos
valores que propiciam à autonomia, a iniciativa, a transformação da realidade
social, a aquisição de conhecimentos com valores úteis e significativos ao
cotidiano social das pessoas com deficiência que praticam esporte. Pode propiciar, também, o respeito
às diversidades existentes no grupo, bem como às limitações e individualidades
de seus companheiros e a formação da autonomia dos mesmos.
A inclusão social se torna um valor na medida em que
entendemos que a participação e o acesso das pessoas aos bens sociais coletivos
são fundamentais para promover suas experiências de vida e contribuir para o
seu desenvolvimento enquanto entes sociais e cidadãos ativos. Na perspectiva do
desenvolvimento humano, a inclusão social pode ser considerada como um valor
básico para que os outros valores sociais possam ser desenvolvidos. Nesta perspectiva SESI e SUPERAR trabalham juntos para formar professores em esporte adaptado. Uma proposta colaborativa!
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