segunda-feira, 25 de abril de 2011

Síndrome de BURNOUT


A Revista PSIQUÊ deste mês publica reportagem falando da síndrome de burnout e o estresse no mundo do trabalho como o novo mal do século, onde sete em cada dez brasileiros reclamam de estresse no trabalho. Destes, pelo menos três sofrem da chamada "síndrome de burnout" - esgotamento físico e mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.
O excesso de informações e de preocupações são exemplos de fontes de estresse no mundo moderno.
A importância da mudança de comportamento e a importância da prática de  atividade física também são citados como alternativas para administrar o estresse.
As pressões na saúde mental mundial estão se intensificando. De acordo com as Nações Unidas. O mundo será mais velho, mais populoso e mais pobre aproximadamente em 2050. Como essas condições ao seu redor, entre outras, criam tensão ( estresse) e ansiedade, mais pessoas serão suscetíveis a transtornos mentais. Segundo a OMS, "nossa saúde mental tem um impacto opressivo em nossas habilidades para funcionar e participar na sociedade. Temos de começar a colocar mais de nossos recursos a favor da saúde mental".
Para mudanças positivas, as decisões nas instituíções tem de ser baseadas em evidências científicas sobre a abordagem e o tratamento que mantenham a saúde mental para, só assim, alterarem as políticas de benefícios e os recursos humanos direcionados (Moreno-Jimenez, 2000). Mais pesquisas sobre estresse devem ser realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário